I - REGRAS DE ADMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE POSTERES CIENTÍFICOS
Os cartazes científicos aceites pela Comissão Científica serão apresentados em formato eletrónico (ePoster), sendo que o resumo não poderá conter mais do que 3500 caracteres.
A data limite para a receção de resumos será dia 11 de Outubro de 2022, devendo ser enviados por email para o endereço patologiamskmgf@gmail.com
Depois de aceite pela Comissão Científica, as regras e diretrizes a serem seguidas para a criação do ePoster serão enviadas ao primeiro autor. (Estrutura de organização de conteúdos no Anexo 1).
Se utilizadas imagens/vídeos em que doentes possam ser identificados, o autor deverá providenciar autorização escrita e assinada pelo doente ou seu representante legal.
Declaração de conflitos de interesses e de financiamento externo: no caso de haver um potencial conflito de interesse relacionado com o assunto apresentado, este deverá ser declarado no início do póster, bem como a origem do financiamento externo, se houver.
No local da conferência, será criada uma área preferencial para a visualização dos ePosters, em monitor vertical.
Não haverá lugar a apresentação oral do ePoster durante a conferência.
O ePosters serão publicados no site das Jornadas, criando assim uma biblioteca virtual.
É obrigatório que o cartaz seja enviado no formato PPT (apresentação PowerPoint®), formado A4 em posição vertical, não superior a 500MB (para inclusão de fotos e vídeos) e um máximo de 3 páginas. O póster deve conter as mesmas seções mencionadas no resumo. É permitido variar a composição e o fundo, bem como a inclusão de gráficos, figuras, fotografias, etc. Recomenda-se um tamanho mínimo de letra de 16.
O ePoster pode conter imagens que deverão ter qualidade mínima de 600ppp. O cumprimento dos direitos de autor das imagens/vídeos será da responsabilidade do participante. Podem ser adicionados vídeos com as seguintes características técnicas: formato MP4 ou H.264 com uma resolução mínima de 1152x864 para o formato 4: 3 ou 1280x720 para o formato 16:9. O tamanho total do ficheiro não deve exceder 500 MB. Se pretender, o autor poderá colocar QR code redirecionando para vídeo de intervenção ecoguiada ou o resultado do mesmo na funcionalidade do doente
Língua oficiaL aceite para envio dos trabalhos: Português
II - AVALIAÇÃO DOS RESUMOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA
A Comissão Científica avaliará os resumos dos posters enviados dentro do prazo. Esta comissão científica é composta por 6 médicos das especialidades de Medicina Física e de Reabilitação e de Medicina Geral e Familiar.
Os membros da comissão científica não poderão fazer parte dos autores dos trabalhos enviados, nem ter contribuído na sua realização.
Os resumos devem ser enviados contendo uma versão sem autores e versão com autores.
Os resumos serão verificados quanto à conformidade com as regras de submissão. No caso de não cumprimento, o trabalho será rejeitado e não será objeto de avaliação pelos revisores.
Cada resumo será avaliado por dois revisores independentes, membros da comissão científica. Em caso de falta de acordo sobre sua aceitação ou rejeição, o resumo será avaliado por um terceiro revisor.
Os posters com melhor pontuação serão elegíveis a prémio.
A decisão da comissão científica será irrevogável.
Anexo 1. Estrutura do conteúdo:
Os resumos dos ESTUDOS DE INVESTIGAÇÃO serão estruturados em cinco seções:
Objetivos: Identificar de forma clara e precisa o objetivo do estudo. Se houver mais de um objetivo, o objetivo principal será indicado.
Desenho: Tipo de estudo. População de Referência. Período de duração.
Material e métodos: População do estudo, critérios de seleção, tamanho da amostra, variáveis e métodos de medição. Análise estatística.
Resultados: Os principais resultados do trabalho serão fornecidos, derivados dos objetivos e da metodologia utilizada, com menção dos intervalos de confiança dos principais resultados e do nível de significância estatística, quando apropriado. Evite a inclusão de dados sem interesse e comentários e interpretação dos dados. Não será válido usar frases como "... os resultados serão apresentados ..." ou "... os resultados serão discutidos ...", etc. e não apresentar os resultados.
Conclusões: Elas resultam diretamente do que é indicado na seção Resultados. Pode ser interessante destacar sua importância na prática clínica em Medicina Geral e Familiar. Evite a repetição das informações já expostas.
Bibliografía: 2 a 5 referências.
Os resumos dos CASOS CLÍNICOS serão estruturados em três seções:
Introdução: Será breve e deve fornecer apenas as informações necessárias para que o leitor possa entender o texto seguinte.
Observação clínica: Descrição do caso ou casos, sintomas, exame físico, exames complementares, diagnóstico, tratamento, evolução e prognóstico.
Conclusões: Elas resultam diretamente do que é declarado nas seções anteriores. Destaque o interesse do caso na prática clínica de Medicina Geral e Familiar. Evite a repetição das informações já expostas.
Bibliografía: 2 a 5 referências.